Imprimir

Apresentação dos Cursos

Graduação em Administração Pública

Com quatro anos de duração, o curso de Administração Pública tem o objetivo de formar profissionais para o ingresso na carreira de Estado de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Com foco nas áreas de gestão governamental e formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, o curso é gratuito, e os candidatos aprovados recebem bolsa de estudos mensal no valor de um salário mínimo.
 
 
Mestrado em Administração Pública

O curso de mestrado em Administração Pública enfatiza a formação teórica e técnica de alto nível nos campos da gestão pública, formulação, do planejamento, da implementação e avaliação de políticas públicas. Parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação, é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Oferecido de forma gratuita, o curso possui cota de bolsas de estudos concedidas pela Capes, pelo CNPq e pela Fapemig, cuja distribuição é renovada anualmente.

 

Curso de Especialização em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental (CEAPPGG)

Ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, o curso parte da experiência acumulada em qualificação de técnicos de nível superior de diferentes carreiras no setor público e da expertise da instituição em cursos voltados para profissionais que prestam ou pretendem prestar serviços técnicos especializados junto aos diversos âmbitos de atuação governamental.

Com carga horária de 360 horas, a Especialização tem o objetivo de ampliar a capacidade de repensar e avaliar o papel do Estado e da administração pública, combinando disciplinas teóricas com módulos destinados ao exame especializado e prático de questões centrais do planejamento governamental, das finanças públicas, da gestão de pessoas e de patrimônio, da administração de contratos e convênios, da produção e do gerenciamento de informações, entre outros.”.

 
Cursos de especialização na área de segurança pública

Há mais de 25 anos, a Escola de Governo oferece cursos de especialização na área de segurança pública. Realizados em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, visam ao aprimoramento dos oficiais intermediários e superiores, capacitando-os para as funções de comando em seus respectivos níveis. Nessa mesma área, a escola oferece também o Curso de Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal, em parceria com o Ministério da Justiça, voltado para os profissionais da área de segurança pública e defesa social do estado de Minas Gerais.

Capacitação e Treinamento

A Escola de Governo também oferece uma série de cursos que abrangem a complexidade da moderna administração pública nas áreas de planejamento e gestão estratégica; gestão, orçamento e finanças; gestão de pessoas e gestão da informação. Eles podem ser contratados por prefeituras, órgãos estaduais ou federais e têm como diferencial a possibilidade de adaptação às necessidades específicas de cada cliente.

Cursos abertos

Com o objetivo de atender às demandas de órgãos públicos, entidades e empresas privadas, a Escola de Governo oferece também cursos abertos nas áreas de planejamento e gestão estratégica; gestão, orçamento e finanças; gestão de pessoas e gestão da informação, entre outros.