Imprimir

Estudantes de Administração Pública ministram cursinho gratuito preparatório para o Enem

Data de publicação .

 Com foco na promoção da integração social e econômica de jovens e adultos carentes, alunos da Escola de Governo são professores voluntários de dez disciplinas. Inscrições podem ser feitas até 5 de abril.

Ampliar as chances de acesso ao ensino superior por pessoas de baixa renda. Esse é o objetivo do Educar, cursinho gratuito preparatório para o Enem ministrado por alunos do curso de Administração Pública (Csap) da Escola de Governo, da Fundação João Pinheiro.

Com inscrições gratuitas abertas até o dia 5 de abril, o curso pré-vestibular oferece 30 vagas, e os interessados devem se matricular pelo endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As aulas começam no próximo dia 6 de abril e acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, no campus Brasil da Fundação João Pinheiro (Avenida Brasil, 674, Santa Efigênia).

Desenvolvido pelo Núcleo Social da Consultoria João Pinheiro Jr., o projeto visa à promoção da integração social e econômica de jovens e adultos carentes, ampliando as chances de ingresso dessas pessoas em cursos do ensino superior.

Resultados - Iniciado em 2014, o projeto já contabiliza resultados positivos. Este ano, uma de suas alunas, Deusidéria Martins, de 19 anos, foi aprovada em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, com bolsa de 100% pelo ProUni. Para ela, o Educar foi fundamental para atingir esse objetivo. “Sem o cursinho eu não teria conseguido. As aulas foram brilhantes. Nossos professores passaram o conteúdo das matérias de forma muito mais dinâmica. Não ficamos decorando fórmulas e macetes. Aprendemos o porquê das coisas; assim ficou muito mais fácil na hora da prova. Inclusive, tanto no Enem quanto na segunda etapa, caiu justamente o que estudamos”, comemora a futura médica.

Segundo a coordenadora do Educar, Nathalia Bertú, aluna do 3º período do Csap, os bons resultados apresentados pelo pré-vestibular estão intimamente ligados ao apoio e compromisso dos alunos voluntários que ministram aulas de física, química, biologia, história, geografia, língua portuguesa, literatura, inglês, redação, álgebra e geometria.

“Fazer parte do Educar é engrandecedor. Tanto por permitir o contato com pessoas de diversas realidades e participar da busca de seus objetivos, quanto por ser uma maneira de lidar com a responsabilidade, de aprender a gerir processos e pessoas e desenvolver a proatividade. Em 2015, o cursinho Educar está muito mais bem estruturado do que no projeto piloto. O material didático encontra-se mais disponível em nosso acervo; os professores, mais bem treinados”, afirma.

De acordo com a coordenadora, o cronograma é detalhadamente planejado, com redações, provas simuladas e reuniões de professores e coordenação para acompanhamento das atividades. “Além disso, temos também indicadores internos para avaliar nosso desempenho e o dos alunos, sempre buscando localizar as dificuldades para solucioná-las e os pontos positivos a fim de fortalecê-los”, conclui.

 

 

Cursinho Educar

Inscrições até 5 de abril: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Início das aulas: 6 de abril | 2015

 

Assessoria de Comunicação | Fundação João Pinheiro

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | www.fjp.mg.gov.br

Informações para a imprensa: (31) 3448-9561 / 3448-9588

Siga a FJP no Twitter: https://twitter.com/_fjp_

Acompanhe a FJP no Facebook: http://www.facebook.com/fjpoficial